sexta-feira, 20 de julho de 2012

SEGURO SAFRA COMEÇA A SER PAGO EM PIRES FERREIRA

O governo federal começou a pagar hoje a primeira parcela do "Garantia Safra" para os 176 municípios cearenses que tiveram grandes perdas agrícolas devido a seca, em especial para os 13 (Ararendá, Carnaubal, Chorozinho, Ibiapina, Independência, Novo Oriente, Palhano, Pedra Branca, Penaforte, Pereiro, Pires Ferreira, Quixeré e Salitre) onde mais da metade da lavoura foi perdida.

O Garantia Safra é uma ação do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), vinculado ao Ministério do Desenvolvimento Agrário, para dar segurança aos que vivem da atividade agrícola na região semiárida brasileira, composta pelos nove estados nordestinos, além das regiões norte de Minas Gerais e do Espírito Santo. O programa consiste no repasse de benefício sempre que há perda acima de 50% da safra. Até 2008, o seguro era pago apenas em caso de estiagem, mas uma mudança na lei incluiu casos de enchente durante o período chuvoso. Desde o ano de 2003, os pequenos produtores rurais contam com este benefício.
O agricultor que desejar aderir ao Garantia Safra deve procurar a Secretaria de Agricultura para obter o boleto, que deve ser pago na rede credenciada da Caixa Econômica Federal, incluindo as agências e as casas lotéricas.

Fonte: Zoonews

Nenhum comentário:

Postar um comentário