quinta-feira, 8 de março de 2012

VEREADOR ERIBERTO DENUNCIA POLUIÇÃO NO RIACHO SÃO FRANCISCO

O município de Pires Ferreira vem sofrendo por conta de uma poluição que estaria sendo causada em um riacho, todo o esgoto da cidade está sendo jogado nas águas do riacho São Francisco, é o que denuncia ao IN o vereador Eriberto de Sousa Paiva (PSB).

De acordo com o vereador há muito tempo um esgoto está sendo jogado no riacho São Francisco, que deságua no Açude Araras, o vereador cobra providências por parte da Administração Pública a qual ele culpa pela poluição do riacho.

A equipe do site Ipu Notícias foi até o local e notou que existe uma estação de tratamento próximo ao riacho, porém não está funcionando e que o problema estaria sendo causado por um buraco feito numa caixa de contensão, que estaria jogando dejetos no riacho. “A estação de tratamento é bem próximo aqui, é só lacrar as 'bocas' que estão vazando dentro do riacho e ligar a bomba pro sistema de tratamento funcionar" explica o vereador.

O IN também procurou a prefeitura para falar com o secretário de obras do município, contudo funcionários disseram ao site que a Secretaria de Obras não tem secretário nomeado. Uma funcionária de dentro da Prefeitura disse, ao Anselmo Bandeira, que desconhecia o secretário e que apenas um funcionário de cargo comissionado era responsável pela Secretaria de Obras do Município, o mesmo não foi encontrado para comentar o assunto.

FONTE: Ipu Noticia.

domingo, 4 de março de 2012

NOTA DE PESAR

Vimos com muita tristeza, comunicar que o Senhor José Pereira de Lima (pai da ex-prefeita de Ipu, Corrinha esposa do ex-prefeito de Pires Ferreira Torrim) veio a falecer hoje (04/03), por volta das 09h30min, aos 89 anos de idade.

Seu corpo está sendo velado em Fortaleza e logo mais a tarde estará chegando à cidade de Pires Ferreira para ser velado por familiares e amigos.

À família, nossos sinceros pêsames, e o consolo de que o Senhor José Pereira de Lima, está nesse momento em algum lugar melhor para sua paz e eternidade.

A CANDIDATURA DE TRADICIONAIS POLÍTICOS DE PIRES FERREIRA PODE SER ATRAPALHADA COM O REAJUSTE DA LEI DA FICHA LIMPA


“O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu, nessa noite de quinta-feira, por maioria de 4 votos a 3, que os políticos com contas desaprovadas não poderão concorrer nas eleições de 2012. Os ministros endureceram a regra das eleições de 2010, que declarava quite o candidato que prestava contas, independentemente de elas serem aprovadas ou não. A quitação eleitoral é uma exigência para obtenção do registro para concorrer a um cargo.

O julgamento começou no dia 14 de fevereiro, com o voto do relator Arnaldo Versiani, que queria manter a regra mais branda aplicada em 2010. Ele foi seguido pelos ministros Gilson Dipp e Marcelo Ribeiro, para quem a lei é clara ao exigir apenas a prestação de contas. “O tribunal não pode fazer interpretação extensiva”, disse Ribeiro.

A divergência foi aberta pela ministra Nancy Andrighi, que defendeu a aprovação das contas como condição para a obtenção do registro. “Entendo que não se pode considerar quite com a Justiça Eleitoral candidato que teve as contas desaprovadas porque isso tiraria a razão de existir da prestação de contas. A prestação de contas seria apenas uma mera formalidade, sem repercussão na situação jurídica do candidato”.

Para Andrighi, o candidato que foi negligente e não observou a legislação não pode ter o mesmo tratamento do candidato que cumpriu seus deveres. “A aprovação das contas não pode ter o mesmo efeito da desaprovação”, resumiu. Seu entendimento foi acompanhado pelos ministros Marco Aurélio Mello, Cármen Lúcia e Ricardo Lewandowski. “Tratar igualmente aqueles que têm contas aprovadas e desaprovadas feriria a mais não poder o principio da isonomia”, disse Lewandowski.

Os ministros não definiram, no entanto, o prazo para que a desaprovação de contas interfira no registro. Atualmente, a Corregedoria do TSE tem o registro de 21 mil políticos que tiveram as contas desaprovadas em eleições anteriores. A dúvida é se um candidato que teve contas desaprovadas em 2008, por exemplo, poderia obter o registro para concorrer em 2012. Ficou definido que a rejeição de contas relativas às eleições de 2010 deixa o político não quite, e que as outras situações serão analisadas caso a caso.”
(Agência Brasil)

VIGILANTE DE POSTO É ASSASSINADO COM 27 FACADAS EM PIRES FERREIRA

Mais uma cidade da região norte está amedrontada pela violência. A população do município de Pires Ferreira está chocada com mais um crime de morte que aconteceu nas últimas horas. O fato ocorreu por volta 1:00 h da madrugada deste sábado (25/02/12), nas dependências do Posto de combustível São Vicente, situado na localidade de Olheiros, município de Pires Ferreira. A vítima foi o vigilante do citado posto, Luis Alberto Rodrigues de Sousa, 37 anos, casado, natural de Ipu, residente no Sítio Refrigério, zona rural de Pires Ferreira. Segundo o policial Cláudio Wilson, da Polícia Militar local, com quem conversamos, a vítima estava trabalhando, próximo às bombas do posto, quando foi assassinado com 27 perfurações à faca, atingindo suas costas, a parte frontal do corpo e a garganta. Luis Alberto estaria só, apenas fazendo a vigilância, já que no horário o estabelecimento não funciona. O autor do crime ainda não foi identificado e a PM não está recebendo qualquer informação sobre a autoria. O caso agora passa a ser investigado pela Polícia Civil, através da equipe do Delegado de Ipu, Dr. Miguel. Ainda de acordo com a PM, a Perícia Forense e o rabecão do IML chegaram por volta das 3:00 h da manhã. Vale lembrar que um irmão da vítima também foi assassinado, no final de dezembro de 2011, com perfurações à bala e a faca e a Polícia ainda está investigando.
FONTE: Reriutaba Notícias 

O Assassinato é destaque no Globo.com 

O site G1, o portal de notícias da rede Globo, destacou o assassinato acontecido aqui em Pires Ferreira na localidade de Olheiros, no último sábado:

http://g1.globo.com/ceara/noticia/2012/02/vigilante-de-posto-de-combustivel-e-morto-com-27-facadas-no-ceara.html